sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A Iniciação"

Ser iniciado na Ordem DeMolay é um dos momentos mais marcantes na vida de um Jovem. É como nascer de novo, um renascimento para uma nova vida de luz, harmonia e amor fraternal. É como se estivéssemos em caminhos incertos e muitas vezes tortuosos, soubéssemos de imediato que a maravilhosa dádiva da luz só tende a aumentar e iluminar cada vez mais nossa jovem vida, apontando uma única direção no meio de todo um mar de escuridão: um radiante caminho de paz, de amor e de conquistas espirituais que se descortina e que dissipa a névoa das incertezas que assombravam o nosso passado profano que ameaçava o meio dia.
Muito cedo descobrimos que é só o começo de uma longa jornada rumo ao belo, ao justo, ao sublime e ao perfeito e que, para tanto, muito trabalho temos à nossa frente. E talvez seja esta a impressão que mais nos chama a atenção.
Ao sermos carinhosamente recebidos como Iniciáticos, as atitudes de nossos Irmãos logo nos desperta um suave sentimento de humildade, de respeito e de enérgica responsabilidade para com a grande obra de construir um mundo melhor, mais fraterno, mais livre e mais justo para todos os homens.
Transformar cada idéia que nos é transmitida no ritual de iniciação em palavras é tarefa muito difícil, talvez impossível de ser realizada com aquela perfeição de formas, expressões e símbolos, mas somos eternos buscadores da perfeição. Senti em minha iniciação que aquelas palavras não eram vazias, pois falavam aos meus sentidos de uma forma tão magnífica, tão rara e tão bela que me questionava naquele mesmo momento se é obra da inteligência humana ou se é um presente da própria Divindade. Momentos que passei ajudaram-me a refletir sobre meus erros e sobre a minha imperfeição, e assim trousse de volta à superfície tudo o que há de melhor em meu interior, tudo o que julgava ser incapaz de ser e de fazer antes da conhecer as sete luzes que estavam ocultas dentro de mim.
           
             Assim viveremos uma vida digna e honrada por Deus, pela Pátria por DeMolay.

                                                                                                             Adelmo Júnior

Abração a todos-Por uma Ordem DeMolay cada vez mais Forte-Avante meus Irmãos!!!

Clauderlando Moura"

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ordem DeMolay Piauiense Rumo a Novos Orientes"

A Ordem DeMolay Piauiense jurisdicionada ao SCODRFB tem tido bastante destaque junto a família Maçônica nos últimos tempos. Como prova de tal, podemos citar o destaque que teve a Ordem DeMolay na reunião da Grande Loja Maçônica do Piauí ocorrida no último dia 10 de setembro, que aconteceu na cidade de Picos, que contou com representantes de quase todas as Lojas jurisdicionada a potência no Estado. Frutos já estão sendo colhidos nesse sentido. Hoje contamos com diversas Lojas à espera de uma apresentação DeMolay, o que demonstra que nosso trabalho tem sido bem aceito. O Capítulo Pedro Alves de Sousa Nº740 da Cidade de Fronteiras já trabalha no sentido de ajudar a fundar um Capítulo na cidade de Picos, e já tem até uma possível data para fundação no próximo mês de novembro. De Teresina o Capítulo Pedro de Moraes Freitas Nº745 já tem datas marcadas para realizar apresentações em diversas Lojas, dentre elas a da cidade de União no próximo dia 12 de outubro, na cidade de Água Branca no dia 15 de outubro, dentre outras Lojas que ainda estão por confirmar datas, como por exemplo a Loja de Amarante que apóia com veemência a causa de nossa Ordem, dentre outras várias Lojas da Capital e interior. O certo é que nós enquanto DeMolay, lutaremos com a vil finalidade de expansão de nossa Ordem, com intuito de ajudar nossa sociedade que encontra-se mergulhada num turbilhão de dúvidas e incertezas, numa linha tênue entre o equilíbrio e o caos.


Abração a todos-Por uma Ordem DeMolay cada vez mais Forte-Avante meus Irmãos!!!

Clauderlando Moura"

Nesse tempo de vil maldade"

Nesse tempo de vil maldade
Tenho ao meu lado a fraternidade
E com toda essa insanidade
De um mundo de efemeridade
Não me escondo atrás de mentiras
Mas sim luto com meus aliados

Meus irmãos, minha confiança
Minha vida, minha aliança
Que um dia sob as sete jurei.

À primeira devo minha vida
Na segunda tenho minha paz
Da terceira e quarta viverei
Pela quinta me honrarei
Na sexta crescerei
E pela ultima lutarei

E com todo orgulho vou dizer
Que hoje já me transformei
Agora já não sou quem fui
E me sinto livre para errar

Se serei um futuro líder não sei
Mas digo que minha Pátria amarei
Sinto que pela vida eu lutarei
E agradeço pela chance que ganhei

Sei que muitos no tempo vão ficar
Sei que muitos a vida vai me tirar
Mas guardá-los-ei em meu coração
Sem medo, sem vergonha
Apenas emoção

Pra sempre.

Guilherme Freitas
Capítulo 668 - Mairiporã

Abração a todos-Rumo a uma reestruturação moral e administrativa-Por uma Ordem DeMolay cada vez mais Forte-Avante meus Irmãos!!!

Clauderlando Moura" '

domingo, 25 de setembro de 2011

Era uma vez um Frank" '

Era uma vez um Frank. Ele tinha um jardim. Sua história seria mais uma dentre milhares outras, se não fosse uma planta nova que ele desenvolveu. Um antigo amigo havia morrido, deixando um filho desamparado. Sabendo do gosto do menino por botânica, ele convida-o para cultivar aquela curiosa espécie. Dela nasciam sete flores vermelhas que estranhamente brilhavam na escuridão. Oito amigos desse menino gostaram da planta e levaram mudas para seus jardins.

A beleza das flores era estonteante. Porém o mais interessante era a jornada a ser tomada. Plantada a semente, as raízes e o caule crescem rapidamente. As flores demoram mais. No primeiro estágio, as flores são insistentes e apagadas, demorando a colorir os olhos dos transeuntes. No segundo estágio, as flores brilham mais intensamente, porém com menores ânimos. Simbolicamente, elas crescem companheiras, se uma for cortada ou destruída, as outras não crescem antes que a prejudicada se restaure.

A divulgação daquela incrível planta não tardou e em pouco tempo as manchas verdes e vermelhas daquele vegetal espalharam-se pelo mundo. Atravessou continentes, rompeu preconceitos e ensinou vários e vários jovens a cultivar uma vida saudável, seguindo o exemplo da planta.

Todavia, histórias têm pontos críticos. Em determinado lugar, não souberam cuidar direito da espécie das sete flores. Todo poder tem contra-indicações. Um ancião tomou para si uma muda. Cuidou muito bem dela, deu a seus filhos e amigos de seus filhos. Só que esqueceu das ervas daninhas, até chegar certo ponto em que a planta exalava substâncias aleatórias e prejudiciais. Ele foi esquecendo e esquecendo do vegetal que jazia podre no quintal e ficou apenas com a suposta glória de grande jardineiro.

Alegando que a loja de jardinagem do lugar estava corrupta, cobrando altos impostos e deturpando a filosofia da inocente planta, alguns senhores fundaram outra, achando ser esta a melhor solução. Tal solução dura até hoje, talvez sem tal título a este momento. E enquanto o rancor reside na alma dos velhos cultivadores, os novos se reconhecem como companheiros, com a missão de espalhar o vegetal pelo mundo.

Talvez se parassem e olhassem para a flor do meio que mais brilha, talvez encontrassem um fim às suas buscas incessantes de como cultivar melhor uma flor...
Sendo esta uma história “fictícia”, deixo o final em branco, com sugestões no rascunho. Largo a caneta pois tenho algo a fazer. Preciso ir regar minha plantinha. "

Para bom entendedor, uma vírgula basta, linguagem simples engana os prepotentes e relembra o amor básico que alimentamos pela ordem.

Victor Hugo


Abração a todos-Rumo a uma reestruturação moral e administrativa-Por uma Ordem DeMolay cada vez mais Forte-Avante meus Irmãos!!!

Clauderlando Moura" '

sábado, 24 de setembro de 2011

Um Capítulo DeMolay" '

Um capítulo de um livro nas nossas vidas, que no primeiro capítulo podemos considerar de “introdução a Ordem DeMolay” no qual conhecemos alguém que nos mostra algo tão magnífico que ficamos estagnados e ao mesmo tempo excitados para conhecer esse lugar tão renomado.
Após algum tempo podemos passar para a segunda etapa desse grande livro, e logo em seguida nos deparamos com a tão famosa iniciação, aquela que nos faz sentir como é tão magnífico esse lugar que até pouco tempo atrás era algo tão misterioso e passa a ser tão cheio de vida e nos passa uma sensação de paz, harmonia, algo que não se explica.
E é nesse local que começamos a aprender alguns ensinamentos que levaremos para a vida toda, independente de prosseguir na ordem ou não. No capítulo também conhecemos pessoas que logo chamamos de IRMÃOS, esses apesar de não terem nascido no mesmo ventre de nossas respectivas mães, nos passam uma imensa confiança, pois no final de tudo vemos que somos filhos do mesmo pai, o Pai Celestial. E esse nos mostrou como vivermos em fraternidade e no companheirismo.
Um verdadeiro capítulo DeMolay tem como base: União, Compromisso, Perseverança, Honestidade, Dignidade.
Alguns podem até falar que são as famosas sete virtudes cardeais ( Amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo) e essas na verdade são a base de um DeMolay.
E é através dessa base que jovens do mundo todo, deixam os seus lares para tentar mudar a sociedade, com o sentimento de esperança em ver um mundo melhor. Ensinamentos levados a sociedade, em alguns gestos simples, mas que mudam paradigmas.
Como já foi citado no início do texto, o capítulo DeMolay é um livro em nossas vidas, mas ele se difere de ser um livro em um aspecto; ele não tem fim. Um capítulo pode até adormecer, mas sempre haverá um DeMolay, que abrirá suas portas, se ajoelhará sobre o altar, abrirá o livro sagrado, colocará os livros escolares sobre o altar e acenderá os sete candelabros em sua volta, provando que um Capítulo se equipara também a uma Fênix, surge das cinzas.

Rodrigo Lins

Abração a todos-Rumo a uma reestruturação moral e administrativa-Por uma Ordem DeMolay cada vez mais Forte-Avante meus Irmãos!!!

Clauderlando Moura" '

De Joelhos, Eu Juro" '

Hoje, me lembrei daquele dia.
Que, de joelhos, eu jurava.
Não sabia para quem; não sabia por quem.
Tal de “demole”, ele gritava.

Olhava ao redor: não via o medo de fracassar
Olhava ao redor: mitos e lendas a me fitar
Eles também de joelhos juraram.
E também de joelhos morreram
Morreram para deixar sonhos vivos.
Será mesmo que morreram?

Naquele dia, predominava somente a escuridão.
Toques, badaladas e palmas como a batida do coração.
Foi então que acenderam sete velas.
“Sete Baluartes” dizia ele
Para mim, apenas VELAS, SEBO.
“Acorda galera, não vê o que vejo?”

É! Realmente não viam, eu que o digo.
Hoje, falo aos iniciados: “vamo ficar ligado, porque num é brinquedo, não”.
Aqui vocês ganharam mais que amigos
“Por aquelas velas, eu te digo, vocês ganharam Irmãos”.

Da 1ª, eu nasci;
Da 4ª, eu viverei;
Pela 7ª, morrerei
Mas naquele dia, algo me dizia.
Que DeMolay eu seria;
DeMolay eu serei

“Diferente para mostrar que somos todos iguais”
De joelhos, eu juro.
Juro por você, mas você nem sabe.
Saber pra quê?
Ética DeMolay

A Maçonaria nos coroa com uma jóia: seu abraço
Entre suas colunas, construímos nossa moradia.
Vejam só o que faço: hoje defendo algo que eu nem sabia que existia
Mas de fato, o faço.

Covardia! É isso que pessoas fazem depois que apunhalam outras pelas costas
Sem saber de seus Baluartes e de sua História
Todos de Preto: é o luto pela Covardia
Todos de Vermelho: é o preço pela Valentia
Todos de Branco: é a busca – incansável – pela Paz

Segredos? ...Não...
Símbolos tentam, mas não explicam. Cabe a nós sermos compatíveis
Segredos? ...Sim...
Afinal, todos temos.
Mas não se preocupe: as espadas são visíveis

O tempo vai passando.
O que pude fazer, eu tentei.
Errei, é verdade, mas tentei.
E continuarei errando e tentando
Mas, até hoje, desses erros eu fujo.
Até hoje, meus Irmãos, não tem explicação:
DE JOELHOS, EU JURO.


Abração a todos-Rumo a uma reestruturação moral e administrativa-Por uma Ordem DeMolay cada vez mais Forte-Avante meus Irmãos!!!

Clauderlando Moura" '

sábado, 3 de setembro de 2011

Agradecimentos Especiais" '




  A matéria a baixo(A Ata Extra-Oficial do Congresso Nacional 2011 do SCODRFB (Tramandaí/RS)!!!) foi retirada do Blog: pobrecavaleirodecristo.blogspot.com, blog este pertencente ao Tio Omar Rogério(GMN-ADJ). 

  Em uma de nossas habituais conversas o tio me avisou que havia feito menção ao meu nome numa postagem sua, a qual prontamente fui conferir. A felicidade veio não por ter sido citado, mais por ver que o Piauí está ganhando espaço e reconhecimento no cenário nacional, que nossos esforços no sentido de fazer uma "Ordem DeMolay Cada Vez Mais Forte", estão sendo vistos Brasil a fora.

Esse momento ficará guardado para sempre!
Não poderia deixar de aproveitar o oportuno momento para agradecer ao Tio Omar pelo grande aprendizado que ele me proporcionou no CNOD 2011. Para quem não sabe, ele me agraciou com a passagem mais épica de minha vida DeMolay, e que dificilmente conseguirá ser superada, tamanha grandiosidade do momento.

Na companhia dos irmãos Max e Paolo

Também gostaria de deixar um especial agradecimento pelo momento magnífico que foi o CNOD 2011, aos Irmãos e Tios-Hudson Barros(PI), Anderson Thyago(PI), Dênio Maia(MG), Max Rocha(MG),Paolo Deon(SP), João Gabriel(SP), Anthony Cirilo(RN), Jaimar(RN), Luciano Escobar(RS), Richard Grigolo(RS), Ronaldo Pinatti(RS), Doug Fantineli(RS),Yuri Frazão(MA), Luis Neto(AL), Vinícius Niehues(SC), Vanilton(AM), Verçosa(RJ), Sandro Romero(BA), Rodrigo Lins(PE), Carlos Braga-Cal(PE), Ederson Velasquez-Karatê(MS), Lívio Fantini(DF), dentre outros que no momento possam me ter passado pela memória.
Pampa Burger-Restaurante

Pampa Burguer marcou o início da nossa estadia em Porto Alegre, uma sugestão do grande Tio Luciano Escobar, que sem dúvida alguma agradou a todos além ter promovido a força dos laços de fraternidade.

Brasões Piauienses.rsrs
  Sem dúvida alguma o momento de maior orgulho nesse CNOD foi quando o Tio Cal pegou o brasão, mostrou a todos(cerca de 1000-1300pessoas.) os presentes e disse que havia sido confeccionado no Piauí. A vontade que deu foi de levantar e gritar "olha ai, o Piauí existe", e nos temos sim potencial. Nesse momento meus olhos se encheram d'água, respirei fundo e continuei firme e forte, e vi "nossos" brasões serem entregues aos Tios e Irmãos Frank Kell, Greg Kimberling e Steve, que representavam o DeMolay International(E.U.A), dentre outras pessoas ilustres que receberam o mimo do Tio Cal.

Nosso Past GMN(Tio Cal), Atual GMN(Tio Karatê) e Atual GMN-ADJ(Tio Omar)





 Abração a todos-Rumo a uma reestruturação moral e administrativa-Por uma Ordem DeMolay cada vez mais Forte-Avante meus Irmãos!!!

Clauderlando Moura" '



A Ata Extra-Oficial do Congresso Nacional 2011 do SCODRFB (Tramandaí/RS)!!!


A matéria a seguir foi retirada do Blog: pobrecavaleirodecristo.blogspot.com


"Por Deus, Pela Pátria, Por DeMolay 2011-2013"
















Meus Irmãos da Comissão, 








Finalmente, finalmente, fim da mente.....








Desculpem-nos pelo atraso, mas como de praxe sempre que se faz ausente nosso Secretário Extra-Oficial Titular, irmão Semião Júlio, para tentarmos contar a todos, como foi o CONGRESSO NACIONAL 2011 do SCODRFB, que desta vez foi patrocinado pelo GCE-RS, na litorânea cidade de Tramandaí, sob os auspícios do Capítulo Escudeiros do Oriente Nº 498, pelas terras dos Pampas do Brasil!!!

Deixamos a nossa Pirapora/MG na noite de terça-feira, 26/07/2011, rumo a Brasília/DF, começamos a caminhada acompanhados de 2 grandes companheiros que chegaram até o fim de nossa jornada: Max Rocha e Dênio Maia, irmãos do Capítulo Pirapora Nº 90, que toparam a empreitada de levarmos nosso Estandarte a mais 1 CONGRESSO NACIONAL, assim como ininterruptamente vem sendo feito desde 2006 (Maringá/PR). 



Passamos a quarta-feira, 27/07/2011 na Capital Federal, na sede do SCODRFB, onde os "valorosos soldados": Deivison, Lívio e Zairo, preparavam cuidadosamente toda bagagem com mercadorias do DeMolay Shop, que seriam levadas ao Rio Grande do Sul. Após esta rápida visita e já na noite candanga, decolamos com 1 hora de atraso rumo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, na grande Porto Alegre, onde fomos recebidos pelo então GON-ADJ, Luciano Escobar e nos unimos a uma comitiva que ficou composta com paulistas e piauienses, que também chegavam em terras gauchas... é a diversidade do CNOD!!! Ainda na noite de quinta-feira, jantamos esta comitiva em capitaneados pelo mesmo competente Luciano Escobar.



Após uma noite fria e chuvosa, voltamos ao Aeroporto Internacional e nos juntamos ao meio dia às demais comitivas que já aguardavam os translados rumo a Tramandaí:


  • O CENTRO-OESTE: do então GMN-ADJ - Karatê e sua família, Adão Flávio GME-MS, Luis Fernando Saueia, Tio Kieling, liderando a cupula Sul-Matogrossense, GO chegou e o GME Paulo Mendonça, o MCE Arthur Cardoso, Pedro Egídio e Alessandro Zanin, comandando a turma; o DF trouxe o MCD Zairo, Tio Brito e Januário trouxeram a bandeira do Estado sede do último CNOD, para fechar o Centro-Oeste, o Irmão Wilson MCE, Bosquinho e Tio cerziam em seus peitos a representatividade Matogrossense;  
  • O SUDESTE chegou e o GME-MG Norton Batista, Rodrigo dos Anjos GME-ADJ/MG, o MCE José Gabriel, Arthur Magalhães MCE-ADJ, lideravam a comitiva sede do CNOD 2012, que veio receber a batuta das mãos dos DeMolays Gaúchos. João Gabriel, Lucas Migliorini MCE, Guilherme Quaresma, Tio Natalino e Tio Guilherme GME, trouxeram a bandeira do GCE-SP para tremular nos mastros litorâneos. O ES veio sob a liderança do tio Jorge Prates GME, do Irmão Rubens MCE com a bandeira tricolor que em 2007 recebeu a todos na bela Guarapari. Já o Rio de Janeiro, trouxe o GME Juliano Braga, o GME-ADJ André, o MCE Moroni Azevedo e o Ex-MCN e grande amigo Anderson Verçosa puxando a fila do estado da Cidade Maravilhosa. 
  • DO NORDESTE: O GME Santo Ádamo, Fernando Duarte, Sandro Romero, o MCE Israel, o MCE-ADJ Hugo e até o "sumido" Aldo Borges estiveram no CNOD, com a galera baiana. Sergipe trouxe Tio Alberto, o GME Klebson Cavalcante, o MCE Pablo Ordonho, acompanhando a maior comitiva da história do Estado. Alagoas trouxe Pedro Mussio MCE e Tio Jorge Ferreira GME a frente da comitiva. Tio Welson GME, Albertinho Vieira MCE, Arthur Lima MCE-ADJ, Tio Zé Luiz, Tio CAL GMN, Tia Rita, irmão Jorge, Rodrigo Lins MCN, lideravam a enorme comitiva Pernambucana presente firme e forte no CNOD 2011. A famosa Paraíba, trouxe mais uma vez Tio Edgley GME, Tio Murilo Doria GME-ADJ, Thiago MCE, Arquimedes, Carlos Crespo e mais uma galera para completar o time da "terra do forró". Do Rio Grande do Norte vieram: tio Ozires GME, Irmão Paulinho MCE, Anthony Cirilo, Tio Hamilton Sobrinho e comitiva. Do Ceará vieram Tio Bitu GME, Neto Ex-MCN, Samuel Lemos MCE, liderando a turma da terra da Praia de Iracema. Do Piauí vieram Clauderlando Moura. O Maranhão de Lúcio Portela GME-ADJ, Jefferson Felipe MCE, Lucyan Rezende e Yuri Frazão, completou a comitiva do Nordeste do Brasil.. 
  • REGIÃO NORTE: trouxe o Tio Ianes GME, Janes Júnior, Tio Rildo Marques, Valmare Araújo MCE, diretamente de outra cidade muito querida de todos nós, Rio Branco/AC com sua comitiva sempre presente apesar da distância. O Amazonas de Vanylton Bezerra, Douglas e José Augusto Júnior, esteve firme inclusive conquistando o direito de sediar o maior Evento DeMolay nas Terras do "Pulmão do Mundo" em 2013. Roraima de Diógenes Filho MCE e do tio George Severo GME, também não ficou de fora. O Tocantins de Victor Hugo, Rafael Gomes GTE, Paulinho de Holanda e Guilherme Araújo MCE estava lá. O GME Francisco Oliveira e o MCE Orlando Figueiredo conduziram o time Amapaense presentes ao CNOD. O GME Paulo Henrique, o MCE Humberto Spindola, trouxeram a bandeira do Ciro de Nazaré de Belém do Pará, para tremular na gelada Tramandai em pleno mês de julho. Rondônia do MCE Ulysses e do GME Rogério marcou presença com a mesma firmeza de sempre. 
  • A ANFITRIÃ, REGIÃO SUL: trouxe o PR do Tio Evanir, do tio Evandro, dos Irmãos Guilherme "cabelo" MCE e Tânios Abdalla MCE-ADJ. Santa Catarina do Irmão Vinícius Filgueira, Victor Leduc não poderia faltar. O Rio Grande do Sul, anfitrião, de Fábio Friedrichs GME, Matheus Camargo MCE, Thiago Rijo, Allan Silveira, Leandro Ávila, Luciano Escobar, Juan Savedra e de mais quase 400 irmãos Gaúchos que lá se fizeram presentes engrandecendo e recebendo a todos os visitantes com todo companheirismo e cortesia.




Falando diretamente das atividades do CNOD, registrando mais uma vez a presença de TODOS os Estados da Federação. Agradecimento especial a todos os GCEs, que se esforçaram para estarem presentes, de Roraima ao próprio anfitrião Rio Grande do Sul, passando pelo Rio Grande do Norte, Acre.



A comitiva do DeMolay Internacional, mais uma vez composta pelos Tios: Greg Kimberling, Steven Crane e Frank Kell. A comitiva da Bolívia, o Oficial Executivo e o MCN, daquele pais, o Dr. Lair Ribeiro, os Grãos-Mestres das Grandes Lojas do RS, MS, PA, PE e AM, Representante do Soberano Grande Comendador do Grau 33º do REAA, Representante do Grão-Mestre do GOB-RS, Representante do Grão-Mestre do Grande Oriente do RS (COMAB), o Prefeito Municipal de Tramandai - Sr. Anderson, também estavam por lá e enfim, todos foram a Tramandaí... Resultado disso, foram mais de 1000 inscrições e o MAIOR EVENTO DeMOLAY de que se tem notícia nos nossos vividos 30 anos de existência no Brasil... Foi realmente o CNOD da massa. 





A Cerimônia de Abertura aconteceu na sexta-feira a noite, no pátio do Clube de Pesca de Tramandai/RS, contando com a presença os mais de 1000 congressistas, inciado com o já tradicional desfile das comitivas, com a bandeira dos 27 Estados da Federação sendo cada uma delas acompanhada pelo respectivo GME e MCE ou representantes, momentos marcantes e emocionantes sem base: o Hino Estadual do RS, candato por todos os Gaúchos presentes com bravura, entusiasmo, alegria e devoção; Hino Nacional DeMolay e o Hino Nacional Brasileiro, momentos de patriotismo, honra, justiça e lealdade, demonstrados na prática por todos os Irmãos que ali representavam a constelação de jovens de todos os Capítulos do nosso País. 



Sob a liderança do Gabinete Nacional 2010-2011: Rodrigo Lins (MCN) e Luis Fernando Saueia (MCN-ADJ); teve continuidade, registrada na emoção profunda do GMN CAL ao ver o resultado de toda sua luta em prol da instituição ser coroada; na deferência do Dr. Lair Ribeiro, que deu 1 tempo na sua agitada agenda para se fazer presente em mais um Evento DeMolay e pela primeira vez em um evento Nacional. "Dad Greg Kimberling" usou da palavra em nome do DI e saudou todos os congressistas em nome do GMI. 


No sábado, 30/07/2011, os trabalhos foram retomados desde as 8hs no mesmo galpão de eventos, transcorreram durante todo o dia, onde os stands da Sala Vip, DeMolay Shop, CNOD 2012, já funcionavam a pleno vapor, com direito ainda a exposições da cultura gaucha, os Grupos de Trabalho discutiram importantes assuntos como Cavalaria, Ritualística, a formação do Supremo Capítulo. A Assembléia Geral 2011, amplo espaço para refeições e um frio de menos de 10 graus para complicar a vida de quem não tem costume!!! Não podemos nos esquecer de duas BRILHANTES e interessantissimas palestras:


"DAD Greg Kimberling" falando sobre História da Ordem DeMolay Internacional..







"Doutor Lair Ribeiro - Pés no chão, Cabeça nas Estrelas" 





No mesmo dia a noite, a Cerimônia de Encerramento teve início às 19hs, com as Homenagens dos Capítulos, Grandes Conselhos, aos irmãos que lutaram o bom combate como Dirigentes nos últimos anos e para o Gabinete Nacional. Os acontecimentos mais marcantes foram o encerramento das Gestões do Supremo Conselho 2009-2011 (Cal e Karatê), do Gabinete Nacional 2010-2011 (Rodrigo Lins e Luis Saueia) e as Posses das Gestões 2011-2013 (Karatê e Omar) e 2011-2012 do Gabinete Nacional (João Gabriel e Vinícius Filgueiras). Muita emoção, muitas homenagens, despedidas em altissimo nível, sensação de dever cumprido, alegria, transição com toda segurança, responsabilidade, certeza de dever cumprido.

Abro um parágrafo especial para falar 1 pouco da 1ª Gestão: "Por Deus, Pela Pátria, Por DeMolay", que teve como seu COMANDANTE maior o irmão Carlos Eduardo Braga Farias, ou apenas Tio CAL, como os DeMolays mais conhecem. CAL, receba os cumprimentos especiais do BLOG DO OMAR por sua Gestão, por seu esforço, por sua dedicação, por sua emoção, em prol da causa da Ordem DeMolay, tudo que ralizastes, as pessoas que influenciastes positivamente, suas atitudes sempre serão referência para todos nós. Tia Rita, o seu carinho, a sua alegria que contagia os ambientes, mesmo quando estávamos nas reuniões mais difíceis, você chegava com seu jeito todo próprio e nos fazia descontrair alguns minutos e naqueles momentos muitas vezes até encontrávamos as melhores soluções para os problemas e conhecíamos as melhores idéias a serem empreendidas... Obrigado, também receba em nome do BLOG DO OMAR o cumprimento de todos os DeMolays, Maçons, Funcionários do Supremo, dos Grandes Conselhos, enfim, a todos que você sempre atendeu com tanta presteza, humildade e alegria... VALEU DEMAIS TIA RITA!!!







Rodrigo Lins e Luis Saueia, parabéns a vocês 2 pelos trabalhos realizados a frente do GABINETE NACIONAL 2010-2011, uma aliança sábia, que relembrou uma outra em idos passados (2006-2007) e que também tantos frutos produziu para o SCODRFB. Os DeMolays se orgulharam de ter como Líderes maiores, 2 irmãos do quilate dos vossos... SEJAM FELIZES e continuem em seus Capítulos, em seus Grandes Conselhos, desempenhando as funções com mesmo zelo e amor com que fizeram nesta empreitada nacional, valeu a emoção hein Saueia... Família é tudo realmente!!! Lins, saiba que de onde estiver, seu pai está muito orgulhoso do filho que ele deixou para continuar a missão nesta encarnação, para prover sua mãe e sua irmã e ser o esteio firme de seu lar, com toda honra e toda glória sob a onipresença do PAI CELESTIAL, senhor maior de nossos destinos!!! 




Agora, queremos falar um pouco do futuro, ou do presente como queiramos, passamos por uma oportunidade das mais emocionantes da vida, comparável somente ao dia da formatura e colação em grau superior e a iniciação DeMolay e na Maçonaria, ao sermos conduzidos, juntamente com o irmão Karatê, nosso novo GMN 2011-2013, como GMN-ADJ. Karatê, quero te agradecer muito por ter me convidado para ser seu companheiro de Diretoria, servindo como GMN-ADJ, muitos e muitos irmãos de nosso SCODRFB não só preenchiam os requisitos, mas alguns até em melhores condições talvez do que nós para tal função, o que prometemos é trabalho ao seu lado e dos demais irmãos que compõem a chapa eleita e empossada no CNOD 2011:






GRANDE MESTRE: Ederson Velasquez (Karatê) (MS)



GRANDE MESTRE ADJ: Omar Rogério (MG)



GRANDE SECRETÁRIO: José Luiz (PE)



GRANDE SECRETÁRIO ADJ: Willem Garcia (MT)



GRANDE TESOUREIRO: Alberto Vieira (SE)



GRANDE TESOUREIRO ADJ: Edgley Lívio (PB)



GRANDE ORADOR: Luciano Escobar (RS)



GRANDE ORADOR ADJ: Yhury Oliveira (DF)





Esperamos a continuidade dos bons trabalhos, do crescimento de nossa Instituição, vamos trabalhar meus irmãos, os DeMolays e Maçons depositaram em nós a missão da continuidade e a esta nossos ouvidos e ações jamais devem se esquecer...


No domingo, 31/07/2011, às 8hs, teve início a SESSÃO ANUAL 2011, que encerrou o CNOD, como sempre com aquele gostinho de QUERO MAIS e que virá sim, aí já em terras do PÃO DE QUEIJO a "MINHA" MINAS GERAIS, as MONTANHAS de minas aguarda a todos para que repitamos em 2012 a mesma alegria e entusiamo vividos nos PAMPAS e que só orgulha o SCODRFB. 






Karatê, GMN, durante a Sessão Anual 2011, lançando o Projeto: "UNIVERSIDADE DeMOLAY"!!!


E agora, assim como estivemos um dia, Pelos Caminhos de Minas....

estaremos também... PELOS CAMINHOS DO BRASIL!!!

E VAMOS QUE VAMOS!!! 






Omar Rogério

Grande Mestre Nacional ADJ